Aprenda a definir a margem de lucro para o seu negócio

Não há dúvidas de que a margem de lucro é um dos fatores cruciais na estratégia das organizações. Se for mal definida, ela afeta os resultados das vendas e pode inviabilizar a continuidade das operações. Organizações sem lucro saudável acabam encontrando dificuldades para se manter no mercado, podendo ir à falência mesmo com um alto volume de vendas.

O problema é que muitos empresários têm dúvidas sobre como calcular a margem de lucro de um produto. Se esse é o seu caso, não se preocupe: Nós da LERGAN estamos aqui para ajudar. você vai aprender a definir a margem de lucro para as suas mercadorias. te daremos dicas para ter mais precisão na formação do preço, ganhando segurança na atuação. vamos lá?

Sabe o que e margem de lucro?

Para alguns empresários, quanto maior for a margem de lucro, melhor, enquanto outros preferem ter um lucro menor, mas ganhar na quantidade, mantendo os preços competitivos. Como tudo na vida, existe um meio-termo.

Uma margem de lucro saudável é aquela que assegura a permanência da empresa no mercado no longo prazo, proporcionando um retorno adequado (e não necessariamente excepcional) aos donos do negócio.

A margem também varia de acordo com o setor de atuação e com o posicionamento da sua organização no mercado em que atua. Se analisarmos empresas que atuam com produtos considerados commodities, as margens de lucro são baixas, mas os gestores estão conscientes deste modelo.

Já produtos e serviços considerados supérfluos têm o percentual de lucro bem elevado, o que torna o empreendimento mais atraente — aqui, o desafio é atrair clientes.

A importância de ter uma margem de lucro saudável?

Já sabemos que conhecer a margem de lucro é importante para assegurar a permanência da empresa no mercado, mas essa não é a única razão para acompanhar esse indicador de perto. Outro motivo é o planejamento para o futuro, pois ao conhecer a rentabilidade, é possível fazer planos para o crescimento do negócio com base em avaliações precisas e confiáveis.

Ela também é essencial para ajudar a empresa a avaliar quais produtos ou serviços são mais vantajosos para o negócio. Isso facilita a elaboração de estratégias para melhorar as vendas dos itens mais lucrativos. Outra razão para acompanhar esse número é verificar a saúde financeira da empresa mês a mês, para analisar se há um equilíbrio constante.

Caso sejam identificadas grandes variações, é necessário observar com mais atenção para verificar as causas da oscilação. Isso acontece porque fazer uma boa gestão financeira é essencial para manter a empresa em épocas de crises ou de variações na economia.

Aprenda como calcular a margem de lucro?

Existem diferentes formas de calcular a margem de lucro de um produto ou serviço. Confira, a seguir, algumas maneiras de fazer esse cálculo.

Calcule o markup (margem sobre o custo)

  • O markup é um método que busca chegar a um preço capaz de cobrir todas as despesas, além de oferecer o lucro desejado. Ao calculá-lo, o gestor passa a ter em mãos um índice multiplicador que pode ser usado para precificar mercadorias rapidamente.

O ponto negativo dessa metodologia é que ela não se trata efetivamente de uma margem de lucro, mas de uma estimativa. O índice multiplicador, portanto, pode ser utilizado como base, e não como algo definitivo.

O cálculo do markup é o seguinte:

Markup = 100 ÷ [100 – (despesas fixas + despesas variáveis + lucro desejado)]

Digamos que você esteja vendendo um produto cujas despesas fixas correspondem a 25%, as despesas variáveis a 13%, enquanto o lucro desejado é de 10%. Nesse caso, o cálculo do markup fica da seguinte forma:

100 ÷ [100 – (25 + 13 + 10)]

100 ÷ [100 – 48]

100 ÷ 48

2,083

O resultado do cálculo (nesse caso, 2,083) é o fator multiplicador que pode ser utilizado para a precificação. Suponhamos que você tenha uma mercadoria com custo de R$ 3,00 a unidade. A fórmula do preço final ficaria assim:

R$ 3,00 x (markup)

R$ 3,00 x 2,083

R$ 6,25

Calcule a margem bruta e a margem líquida

A margem bruta e a margem líquida são indicadores importantes, pois oferecem informações diferenciadas sobre a rentabilidade da empresa. Por isso, é preciso entender a diferença entre elas e como calcular cada uma.

Margem bruta

  • A margem bruta mede a rentabilidade do negócio, isto é, a porcentagem que a empresa ganha sobre cada venda. Sua fórmula é a seguinte:

MB = (LB ÷ RT) x 100

Em que:

  • MB = margem bruta
  • LB = lucro bruto
  • RT = receita total

Quer entender melhor esse cálculo? Vamos a um exemplo prático. Imagine que uma companhia tenha uma receita bruta mensal de R$ 150.000,00. Esse é o valor total vendido no mês, mas para chegar a essa quantia, a empresa teve certos custos.

Digamos que ela tenha gastado R$ 70.000,00 na compra de mercadorias, R$ 18.000,00 de frete e R$ 10.000,00 com armazenamento. O lucro bruto é o valor que sobra depois desses descontos. Nesse caso, R$ 52.000,00.

A partir daí, utilizando a fórmula da margem bruta, apresentada acima, temos o seguinte índice:

(R$ 52.000,00 ÷ R$ 150.000,00) x 100

(0,3466) x 100

34,67%

Margem líquida

  • Agora que você já conhece a margem bruta, fica mais fácil compreender a margem líquida e aprofundar ainda mais a definição da sua margem de lucro.

A diferença é que aqui você vai descontar todas as despesas e os impostos. Isso acontece porque, em vez de trabalhar com o lucro bruto, a margem líquida utiliza a variável lucro líquido. A margem líquida diz respeito à quantidade de dinheiro que uma organização lucra a cada real de receita obtido (depois de pagar todas as suas despesas e os impostos).

Imagine que a margem de lucro líquido de um negócio seja de 7%. Nesse caso, cada vez que a empresa fatura R$ 100,00, sobram R$ 7,00 depois de todos os descontos. A fórmula da margem líquida é a seguinte:

ML = (LL ÷ RT) x 100

Sendo que:

  • ML = Margem líquida
  • LL = Lucro líquido
  • RT = Receita total

Considerando novamente o exemplo anterior, para se chegar à margem líquida, o gestor deve subtrair além das despesas operacionais, os impostos incidentes. Vamos supor que, juntos, eles representem R$ 30.000,00. Nesse exemplo, o valor do lucro líquido é de R$ 22.000,00.

Note que o lucro líquido corresponde ao valor do lucro bruto menos as despesas e os impostos. No nosso exemplo, o lucro bruto era de R$ 52.000,00. Subtraímos R$ 30.000,00 e ficamos com um lucro líquido de R$ 22.000,00.

Desse modo, o cálculo da margem líquida fica assim:

(R$ 22.000,00 ÷ R$ 150.000,00) x 100

(0,1466) x 100

14,67%

Chegamos a um resultado no qual a margem líquida é de 14,67%. Isso significa que a cada R$ 100 vendidos, a organização lucra R$ 14,67.

Essa abordagem é a mais indicada para definir a margem de lucro de uma companhia. Quando utilizada corretamente, a margem líquida ajuda a empresa a conquistar melhores resultados e a permanecer no mercado no longo prazo.

As melhores dicas na hora da formação de preço?

Agora que você já sabe mais sobre a margem de lucro, separamos algumas dicas para que você tenha mais precisão na formação do preço, de forma a ter mais segurança na operação da sua loja.

1. Mantenha seu DRE em dia

Como você viu, o cálculo da margem líquida não é difícil de ser feito. Contudo, o desafio não está nas contas que o empreendedor faz, e sim em ter os dados corretos em mãos. Para que essas informações tão importantes sejam obtidas, é fundamental que o gestor tenha um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) feito corretamente.

O método simples de manter a DRE sempre em dia e de forma coerente é utilizar o nosso software LERGAN de gestão especializado no ramo em que a sua empresa atua. Para que isso aconteça, basta efetuar no sistema LERGAN todos os lançamentos das notas de quaisquer despesas/custos, compras, vendas etc.

Ao alimentar o software LERGAN com essas informações, ele gera os dados financeiros, contábeis, fiscais e de estoque automaticamente — por consequência, o DRE estará pronto, sem a necessidade de retrabalho.

2. Faça pesquisa de preços

A pesquisa de preços consiste em um levantamento dos valores praticados pelos seus concorrentes. Isso não significa que o empreendedor deve simplesmente copiar o que as outras empresas fazem. Pelo contrário: o estudo de mercado permite manter a competitividade sem colocar em risco a saúde financeira da sua empresa.

O primeiro passo é definir quais concorrentes serão acompanhados. A partir daí, você começa a entender a real situação. É possível até que alguns deles estejam errando na precificação, para mais ou para menos.

O segundo passo é calcular o preço médio de venda dos produtos na região em que a sua empresa atua, com os preços mais altos e os mais baixos encontrados. A partir disso, é possível analisar quais dos seus produtos estão com valores muito fora do comercializado pelos concorrentes, procurando adequá-los.

Nunca deixe de calcular a margem de lucro líquida, pois do contrário você, estará trabalhando no “achismo”. Ela te trará confiança para que você não entre em uma briga de preços com a concorrência prejudicando a empresa financeiramente.

3. Conheça todos os custos da empresa

Os custos da empresa são dados imprescindíveis na hora de calcular o preço de venda de produtos e serviços e, como consequência, para conhecer a rentabilidade. É preciso diferenciá-los em custos e despesas, pois o primeiro se refere às despesas necessárias para que o negócio funcione, ou seja, são gastos com o pagamento de fornecedores e demais necessidades relacionadas a isso.

Já as despesas são os gastos administrativos da empresa, ou seja, as contas referentes à manutenção do negócio e ao seu funcionamento propriamente dito. Como exemplos, podemos citar as despesas com água, luz, salários e outros gastos relacionados.

Vale ressaltar que todos esses valores são importantes para a determinação da margem de lucro, pois eles são utilizados para basear os cálculos de preços conforme mostramos nas simulações anteriores. Quanto mais precisas forem essas informações, melhor será para o resultado da empresa.

4. Adote a estratégia de preços dinâmicos

A utilização de preços dinâmicos é uma estratégia usada para aumentar as vendas em momentos específicos. Na prática, há uma alteração nos preços dos produtos — que podem aumentá-los ou diminuí-los — de acordo com a necessidade do momento. A decisão de alterar o valor pode ser em função da disponibilidade do item no mercado, por exemplo.

Se for um produto com baixa oferta pela concorrência, é possível aumentar o preço dele em determinados momentos. Se o produto tiver muitas ofertas no mercado, é preciso reduzir o valor para aumentar as vendas e superar a concorrência.

Outra razão para a utilização dos preços dinâmicos é a implantação de ofertas relâmpago, em que os produtos são oferecidos com condições especiais apenas em determinados períodos do dia.

Vale ressaltar que a definição dos preços dinâmicos leva em consideração os custos que envolvem o produto, a margem de lucro estimada e os demais fatores que motivam sua utilização, como o valor aplicado pela concorrência ou a disponibilidade do item no mercado.

5. Invista em um software de gestão

Já comentamos sobre como o nosso software LERGAN pode ajudar a conhecer os números do seu negócio, mas não é só isso. Ao contar com uma solução automatizada e integrada para gerir a sua empresa, você pode encontrar inúmeras oportunidades de cortes de gastos. Com isso, surgem mais chances de praticar preços competitivos sem ter a margem de lucro prejudicada.

Por fim, lembre-se que a sua contabilidade é fonte de informações e suporte para a obtenção dos valores e percentuais de custos e despesas, contribuindo para as definições de margens de lucro dos seus produtos. Esse setor atua de maneira estratégica, contribuindo para reconhecer as situações em que a empresa se encontra, bem como auxiliando nos planejamentos estratégicos para as próximas ações.

Saber como calcular a margem de lucro e entender como ela é formada é importante para acompanhar a evolução financeira da empresa e, com isso, fazer um planejamento para o futuro com base em informações precisas. Revise sempre seus cálculos e processos para tornar a precificação cada vez mais fácil e natural.

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Mais uma dica LERGAN, Até a próxima!

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